Tudo o que Precisa Saber sobre Rótulos!

Ir ao supermercado e escolher um bom produto, entre a vasta oferta que existe, por vezes, parece uma tarefa bastante complicada. Esta oferta é tão variada que o mesmo produto tem uma versão magra, outra light e ainda outra rica em fibra. Fica a dúvida qual o melhor para levar, e quando olhamos para a composição encontramos um imenso número códigos que nem sabemos muito bem o que significam, são os chamados aditivos alimentares, muitos deles necessários, no entanto existem outros que podemos, e devemos, evitar.

Mas vamos por partes!

Magro vs light vs 0% açúcares/gordura/matéria gorda

Um alimento magro é um alimento com redução de gordura, onde o teor máximo por cada 100g é de 3g, ou 1.5ml por cada 100ml de alimento. 

Já um produto light é um produto com redução de pelo menos 30% de algum constituinte comparativamente a um produto similar, esta redução pode ser gordura, açúcar ou simplesmente de calorias totais, neste último caso o produto pode conter menos gordura mas mais açúcar, levando a um decréscimo de calorias.

Quando falamos em produtos zero, estes têm ainda outra composição, são alimentos cujo teor de gordura/açúcar não ultrapassa os 0.5g/ml por cada 100g/ml. Estes, no entanto, podem apresentar também aumento de gordura/matéria gorda no caso de serem 0% açúcar, e aumento de açúcar no caso de serem 0% gordura/matéria gorda.

Como se a confusão não estivesse já instalada podemos encontrar ainda produtos “sem açúcares adicionados”, neste caso o produto pode ter açúcar na sua composição, sendo este apenas o açúcar “naturalmente presente”, ou seja, não foi adicionado mais nenhum açúcar para aumentar o sabor ou o prazo de validade do produto. Um bom exemplo deste género de produtos são os sumos sem açúcares adicionados, na tabela nutricional, regra geral, têm bastante açúcar mas este é apenas proveniente da fruta utilizada para conceber o sumo.

Perante todos estes pequenos grandes pormenores no mundo dos produtos alimentares, a direção geral de saúde criou um semáforo nutricional, com o intuito de o ajudar a escolher os melhores alimentos. O seu funcionamento é idêntico ao semáforo rodoviário, deve evitar os alimentos que apresentem valores no vermelho, ter cautela com os alimentos de valores laranja, e pode consumir à vontade os alimentos, cujos valores nutricionais estão classificados com a cor verde.




Mesmo depois de utilizar este semáforo ficou em dúvidas entre alguns produtos?

A escolha agora é fácil! Opte pelo produto com a lista de ingredientes mais pequena. Este será sempre o produto mais natural e possivelmente com menos aditivos. Na lista de ingredientes os compostos apresentam-se sempre por ordem decrescente de quantidades, o que lhe facilita a vida, assim sabe que o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade. 

No entanto não se esqueça, os produtos da terra sem qualquer tipo de processamento, que não carecem de tabela nutricional ou lista de ingredientes são sempre os melhores para a sua saúde, pois são estes os mais ricos em fitoquímicos. 

“Comprar apenas o que vem da terra ou que sabe quem é a mãe” este deve ser o lema para uma escolha acertada.

 



Comentários