Organize o Frigorifico, Ganhe Saúde e Poupe Dinheiro


Eu sei, eu sei que o mais fácil é sempre colocar as coisas no frigorifico onde houver espaço, mas e seu eu lhe disser que a forma como o arruma o pode fazer poupar muitos euros e a sua saúde ainda agradece! 

Pois é, a forma como arrumamos as nossas compras dentro do frigorífico é muito importante para que evitemos ao máximo que os alimentos se estraguem, bem como para poupar energia elétrica.

É fundamental que nunca encha muito o frigorífico, é essencial que o ar possa circular por todos os alimentos para que estes atinjam uma temperatura adequada, e já agora, para que não tenha de retirar metade dos alimentos do frigorifico quando quer apenas comer um iogurte. 

Existem alimentos que não necessitam de frio, tais como frutas exóticas, tomate, feijão, pepino (vá lá admitam, quem nunca guardou um pepino no frigorifico levante a mão), abóbora, pão e frutas que necessitem amadurecer.

As prateleiras em que colocamos cada género alimentício também não deve ser feita ao acaso, alimentos cozinhados, iogurtes, queijos, molhos, doces e compotas devem estar nas prateleiras superiores, pois esta é a zona mais fria do seu eletrodoméstico independentemente se tem congelador ou se este está na parte inferior ou superior. Nas prateleiras intermédias deve colocar charcutaria, saladas preparadas, bolos com creme e sobremesas frias, nas seguintes opte por colocar carnes e peixes crus, tudo isto sempre em recipientes de plástico ou vidro com tampa. Já nas gavetas guarde as frutas e legumes, porque esta é a parte menos fria o que vai conservar os seus legumes e frutas sem os deixar todos moles e sem graça nenhuma.

A porta é a zona com maior variação térmica, local ideal para colocar alimentos como leite, manteiga, água e sumos (naturais já sabe que os outros estão carregadinhos de açúcar!).

A temperatura ideal de um frigorífico são 5ºC na prateleira do meio, por isso não se esqueça de verificar a temperatura, principalmente na transição entre estações para não gastar energia desnecessariamente. 

Nunca coloque alimentos quentes no seu eletrodoméstico, pois só vai fazer com que a temperatura do frigorifico suba, favorecendo o aumento de bactérias e também o consumo energético.

Os alimentos cozinhados devem ir para o frio até 2 horas após a sua confeção de forma a evitar possíveis contaminações.

Algo também muito importante são os prazos de validade, coloque sempre o alimento novo  atrás do que já estava no seu frigorifico de forma a que quando for tirar algo do frio seja fácil dar sempre preferência ao mais antigo evitando assim que fiquem esquecidos e termine o prazo de validade. 

É necessário descongelar este tão importante eletrodoméstico, regularmente, com água quente e vinagre para tirar odores.

Comentários