Gula, como acabar com esta vilã


    A gula recorrente pode ser considerada uma dependência uma vez que o nosso cérebro responde a junk food da mesma forma que responde a drogas como a cocaína.


    Este processo de recompensa acontece porque quando come este tipo de alimentos envia sinais ao cérebro de prazer e bem-estar, tal como um fumador quando fuma! O nosso cérebro está preparado para procurar comportamentos que libertem dopamina, promovendo assim o prazer e bem-estar.

    O grande problema é que enquanto que comer uma maçã ou um pedaço de bife pode causar uma libertação moderada de dopamina, comer um gelado é tão gratificante que liberta uma quantidade substancialmente maior desta hormona. Quando este consumo se torna muito frequente pode levar a um aumento da tolerância à dopamina, isto significa que terá de comer cada vez mais para sentir os mesmos efeitos, este processo é idêntico ao que acontece com a sensibilidade ao café, inicialmente apenas um café aumenta a concentração mas algum tempo depois já são necessários mais cafés.


Contudo, existem atitudes simples que pode fazer para parar de comer demais:

1. Livre-se das distrações - desative ou afaste possíveis distrações, como telefones, computadores, televisões e revistas. 

2. Não elimine todos os seus alimentos favoritos - padrões alimentares muito restritivos podem causar compulsões. A chave para uma dieta saudável e sustentável é concentrar-se na ingestão de alimentos de qualidade ​​a maior parte do tempo, permitindo-se a um excesso de vez em quando.

3. Evite comer em recipientes - em vez de comer os alimentos diretamente da embalagem ou em caixas de armazenamento, coloque-os num prato. Tente medir os tamanhos das doses para ajudar a treinar seus olhos a identificar a quantidade de comida ideal para si.

4. Coma alimentos ricos em fibras - adicione alimentos ricos em fibras à sua dieta, estudos mostram que pode ajudar a reduzir o desejo de comer em demasia.

5. Faça refeições regulares - saltar refeições é meio caminho andado para que coma mais no fim do dia, a fim de compensar os défices que foi acumulando. 

6. Aumente a proteína - comer alimentos ricos em proteína pode ajudar a evitar a fome e os desejos. Começar o dia com um pequeno almoço rico em proteína pode ajudar a combater a fome no final do dia.

7. Estabilize a sua glicémia - Coma alimentos que ajudem a manter os níveis de açúcar no sangue constantes. Alimentos com alto índice glicêmico, como doces e pão branco, podem fazer o açúcar subir e depois cair abruptamente, o que pode levar a excessos. Em vez disso, escolha alimentos como feijão, aveia e arroz integral.

8. Relaxe - concentre-se em comer mais devagar e mastigar bem os alimentos pode ajudá-lo a reconhecer sinais de saciedade e reduzir excessos.

9. Coma gorduras saudáveis - procure adicionar mais gorduras saudáveis ​​à sua dieta. Estudos demonstraram que pode ajudar a sentir-se mais saciado após as refeições e a perder peso ao longo do tempo.

10. Mantenha-se hidratado - beber mais água pode mantê-lo saciado e consequentemente diminuir a ingestão de calorias evitando a compulsão alimentar, uma vez que é comum o cérebro confundir os sinais de fome e sede.

 Agora que sabe o que fazer para reduzir a gula e ganhar saúde!

Comentários