Será o peso assim tão importante?


 

Levante a mão quem não está/esteve num processo de emagrecimento e passa/passou a vida a subir à balança! 

A maioria das pessoas gosta de controlar o seu peso regularmente, especialmente quem está em processo de perda de peso. 

Mas, fará alguma sentido este controlo tão regular e apertado?!

Regra geral nestes casos existem um enorme esforço para resistir aos doces, aos salgadinhos e a tudo o que está catalogado como "pouco saudável" e a atividade física é diária. Mas muitas vezes quando se sobe à balança aparecem mais umas gramas e nesse preciso momento começa o desanimo e ecoa na cabeça a pergunta "o que fiz eu de errado". 

Será este um pensamento correto? Será que aqueles esforços todos não resultaram mesmo?

Para avaliar a sua evolução pode pesar-se sim, mas muito mais importante que o peso é a sua composição, porque ter 70kg pode ser bom se estes foram constituídos maioritariamente por água e massa muscular, no entanto se os mesmo 70kg forem maioritariamente de gordura já não é assim tão bom.

Algo que deve sempre recordar é que a massa gorda é muito mais volumosa que a massa muscular, ou seja, estes dois exemplos de 70kg para duas pessoas com a mesma altura resultam em dois indivíduos muito diferentes, a primeira com um corpo magro e pouco volumoso e a segunda com um corpo mais gordo e bastante volumoso.

É importante também salientar que existem inúmeras razões para o peso flutuar de um dia para o outro, sem que tenha necessariamente comido em excesso. O peso pode subir abruptamente quando existem noites mal dormitas, baixa ingestão de água, alta ingestão de sal e/ou álcool e nas mulheres existe ainda o fator hormonal.

Por isso não pense em perder peso! Mas sim em perder volume. Afinal o que nós vemos todos os dias no espelho é o nosso volume não o nosso peso. Se quer fazer um controlo apertado da sua evolução experimente tirar medidas a varias partes do corpo e fotografias, acredite pode ser bem mais motivador que a balança!


Comentários