Durma e Emagreça

     Uma boa noite de sono é incrivelmente importante para a sua saúde e assume um papel fulcral na perda de peso, é tão importante dormir bem quanto comer de forma saudável ou fazer exercício.


    Infelizmente, o ambiente ocidental em que vivemos está a interferir cada vez mais nos padrões naturais do sono, as pessoas estão a dormir cada vez menos, e a qualidade do sono também diminuiu substancialmente.


    Mas porque é que uma boa noite de sono é assim tão importante para perder peso?


    Dormir tem um efeito muito importante no peso, é durante o tempo que estamos a dormir que produzimos a hormona do crescimento, que vai reconstruir o musculo, fazendo com que fique mais tonificado. 


    É também durante a noite que produzimos a hormona da saciedade (leptina), o que vai fazer com que no dia seguinte não sinta tanta fome, assim ficará mais fácil não ingerir calorias em exagero.


    Poucas horas de sono ou um sono fracionado provoca ainda um aumento do cortisol, hormona esta conhecida como hormona do stress, que vai favorecer o aumento a sua gordura sobretudo na região abdominal.


    A restrição do sono afeta os níveis de açúcar no sangue e reduz a sensibilidade à insulina. Quem dorme menos de seis horas por noite têm demonstrado um risco aumentado de diabetes tipo 2, bem como uma percentagem de gordura aumentada.   


    Problemas de saúde mental, como a depressão, estão fortemente ligados à má qualidade do sono e a distúrbios do sono, como insónia ou apneia obstrutiva do sono, também revelam taxas significativamente mais altas de depressão, depressão esta que pode levar a um consumo aumentado de alimentos ricos em açúcar e gordura devido à procura de conforto através da comida, pois estes tipo de alimentos aumenta a serotonina, que é uma hormona que proporciona a sensação de bem estar.


    No entanto existem estratégias que podem melhorar o sono:


    1. Tenha sempre os mesmo horários de deitar e levantar;


    2. Depois de jantar comece a diminuir a intensidade das luzes, para que possa aumentar a produção de melatonina (hormona do sono), o excesso de luz no período da noite faz com que o cérebro não perceba que está quase na hora de ir dormir, e assim não produza a hormona do sono;


    3. Evite utilizar durante a noite aparelhos que emitem luz azul (telemóvel, computador, tablet, televisão, etc.), uma vez que esta inibe a produção de melatonina;


    4. Evite fazer exercício de alta intensidade ao fim do dia, pois vai deixar o seu corpo sob alerta o que o vai impedir de produzir melatonina;


5. Diminua a ingestão de café, chá preto e coca-cola;

Comentários